Publicado em 22 de julho de 2017 | 16:34
O celular é uma maldição e uma praga do mundo na visão do médico e escritor Drauzio Varella
a-maldicao-do-celular-e-uma-praga-do-mundo-diz-drauzio-varella-lama-nas-ruas-abelardo-rodrigues-filho-projeto-câmara- alto-do-rodrigues-prefeito-carnaubais-joao-camara-assu-macau-porto-do-mangue-areia-branca-mossoró-angicos-jucurutu-pendencias-parnamirim-macaiba-caicó-ipanguassu-itajá-currais-novos-santana-do-matos-natal-governo-do-estado-femurn-mp-emater-barragem-armando-ribeirto-rio-assu- ficha-suja-caixa-2-abelardo-rodrigues-filho-vereador-renan-melo-magnus-medeiros

Mais que luxo, o celular virou necessidade. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o mês de maio encerrou com 242,3 milhões de linhas móveis em operação. Mas na visão do médico e escritor Drauzio Varella, o aparelho que usamos para acessar e-mails, aplicativos, ouvir música e conversar, se tornou uma praga no mundo moderno que impede as pessoas de relaxarem.

O oncologista ficou conhecido nacionalmente após participar de várias séries, ligadas à saúde, no programa Fantástico, da Rede Globo. Ele esteve em Vila Velha, na última quinta-feira, para falar sobre qualidade de vida, a convite da Unimed. Confira entrevista com o médico:

Quais os principais fatores que ameaçam a qualidade de vida das pessoas?

Os problemas de saúde que enfrentamos hoje, os níveis de obesidade, 52% dos brasileiros estão acima do peso. As pessoas envelhecem mal no Brasil, com hipertensão, diabetes e doenças articulares. O segundo problema é que a vida nas cidades brasileiras é difícil por causa da violência urbana, que é endêmica. Você passa o tempo inteiro olhando, prestando atenção em quem se aproxima, isso gera um estresse permanente. Além disso, o trabalho te consome um número muito grande de horas por dia. As pessoas acabam trabalhando muito mais, perdendo o convívio familiar e dos amigos e a vida fica muito mais estressante.

A crise econômica que o país atravessa tem contribuído para a perda da qualidade de vida?

Sem dúvidas. A ameaça de perder o emprego é uma fonte de tensão permanente, a gente não sente no corpo, mas no dia a dia ela vai agindo e criando problemas relacionados ao estresse.

E esse boom tecnológico, também interfere?

Sim. você trabalha cada vez mais por causa da tecnologia. Ela aumenta a eficiência no trabalho? Ótimo, mas você chega em casa tem que ver o e-mail, no momento que você poderia estar se distraindo, tem que estar no celular o tempo inteiro. Essa maldição do celular é uma praga no mundo moderno, porque não te deixa em nenhum momento tranquilo. Tem que estar o tempo inteiro ligado no que está acontecendo.

.

transito-seguro-detran-rn